domingo, 15 de janeiro de 2012

CHINA- REVOLUÇÃO NACIONALISTA E A QUEDA DA DINASTIA QING

No início do século XX, a China já não mais conseguia se mostrar alheia às transformações e mudanças ocorridas com a introdução dos interesses capitalistas em seus territórios. Dessa forma, um expressivo movimento de modernização política da China começou a ganhar força entre representantes políticos anti-imperiais e jovens estudantes chineses.
O revolucionário Sun Yat-sen foi um dos mais importantes líderes desse movimento, que teve apoio maciço de antigos participantes da Reforma dos Cem Dias, políticos liberais japoneses, estudantes e militares. Inspirado pelos Três Princípios do Povo – nacionalismo, democracia e sustento do povo – o movimento de Sun Yat-sen buscava uma ampla mobilização popular através de um discurso de teor eminentemente patriótico.
Entre outras bandeiras de luta, esse movimento nacionalista chinês exigia a queda da dinastia Qing e a expulsão imediata de todos os estrangeiros que se apossavam das riquezas nacionais. Sob o aspecto político, os nacionalistas chineses previam a ampliação dos direitos políticos por meio da implantação do sufrágio universal. Em âmbito socioeconômico, os companheiros de Sun Yat-sen defendiam a socialização das terras e das forças produtivas disponíveis.

O filme Guarda-Costas e Assassinos nos mostra como foi a mobilização dos revolucionarios  para proteger Sun Yat-sen contra a corrupta Dinastia  Qing de assassinos em 1905 ba cidade de hong Kong. Com boa história e produção impecável, o filme diverte e nos deixa mais informados sobre este importante periodo histórico da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário